CALENDÁRIO

CAPÍTULO HEROÍNAS DA ACÁCIA



HISTÓRICO


A história do Capítulo começou com a ideia do Irmão José de Deus, que tinha interesse em trazer para Tabuleiro do Norte a Ordem da Estrela do Oriente. A motivação veio na intenção de expandir a Ordem e ainda em razão do apoio incondicional da Loja Maçônica Acácia do Vale nº 51 perante as Ordens Paramaçônicas, fortificando assim a Família Maçônica com as outras ordens ali já instituídas Demolay e seus Escudeiros e as Filhas de Jó.


Diante de um número expressivo de irmãos  vinculados à Loja Maçônica Acácia do Vale e já membros do Capítulo Vale do Jaguaribe nº 37, a ideia foi se fortificando e então apresentada ao então Venerável Carlos Rômulo. A sugestão foi apresentada aos demais membros da Loja Maçônica Acácia do Vale nº 51, tendo sido aprovado, por unanimidade, em reunião solene realizada em 27 de setembro de 2019, o patrocínio do capítulo. Surgiu a ideia do nome Estrelas da Acácia, contudo o nome já era utilizado por outro capítulo e após reuniões, foi aprovado e convencionado o nome "Heroínas da Acácia". 


Iniciaram, então, os primeiros encontros para com adesão de membros já iniciados e novos integrantes que passariam a iniciar junto com a Instituição do Capítulo. Foi então consagrado o nome da irmã Lúcia Maria de Almeida Gadelha de Lima (em memória) para presidir os trabalhos com o intuito de Instituir o Capítulo Heroínas da Acácia, com o apoio do grupo constituído das seguintes pessoas Aliane Carla Gadelha de Castro, Altemar Márcio da Silva, Angela Maria de Aquino Gadelha, Antonio José Costa de Oliveira, Antônio Maurício Marinho, Antonio Sindeval de Almeida, Bruna de Almeida de Sá, Carlos Rômulo Filgueira Maurício, Daniella de Almeida de Lima, Elker Brindeiro, Erika Cicilia da Costa Chaves, Flourisval Menezes Neto, Francisca  Janieres de Almeida de Sá, Francisca Glaubia de Oliveira Paiva, Francisco Evangelista de Sá, Francisca Francinete Pessoa Nascimento, Glória Alzira da Costa, José de Deus de Lima, José Luis Medeiros de Menezes, Francisco Nascimento Neto, Josemar de Sousa Viana, Jucelia  Gondim de Lima Maia, Ilana Carla Gondim Freire, Lucier Lúcia de Lima Menezes, Maria Agadinalda Chaves Marinho, Maria Aridenes Campelo de Almeida, Maria Cleudivânia Maurício de Alencar Gondim, Maria das graças Almeida Machado, Maria de Fátima Lima Machado, Maria José  Maia, Maria Joseana Campelo de Almeida, Maria Lucenígia Maia de Moura, Maria Neide de Moura Targino, Maria Neurismar de Moura, Maria Socorro Guerra, Milena Christina Magalhães Guerra, Raimunda Xavier de Lima Viana, Ruberlandio José Domingos, Sandoval Moreira Gondim, Serginaldo da Silva, Sergio Deni de Sousa Paiva, Vagner Claudino de Moura, Vânia  Maria Silva de Oliveira, Wanderlo Sildmir Moreira Gondim, Willian Gagari Chaves Maia.


Diante do cenário pandêmico, vivenciado no ano de 2020 e perdurando-se no ano de 2021, os encontros aconteceram de forma virtual para alinhar cada detalhe para tão sonhada Instituição. Por designo do Pai Celestial, a irmã Lucinha Gadelha, propulsora da Ordem da Estrela do Oriente na cidade de Tabuleiro, partiu para o Oriente em 08/06/2021. 


O grupo, entretanto, se propôs a dar continuidade da semente plantada. Escolheram então a irmã Daniella Almeida e José de Deus de Lima para assumirem os cargos de Digna Matriarca e Digno Patriarca respectivamente. Com o apoio dos Deputados Rose Ernandes e Arribamar Barroso, a Instituição do Capítulo ocorreu em 22/11/2021, data alusiva ao nascimento da irmã em memória Lucinha Gadelha.


Gestão IV - ano 2025