No dia 11 de agosto de 2023, o Capítulo Heroínas da Acácia UD reuniu-se ordinariamente. Na ocasião, além de outros relevantes temas, realizou-se uma homenagem aos pais, com entrega de gravatas borboletas e enfeite de bolso a todos os pais presentes.
Considerando a relevância do momento, o Capítulo, por meio do Past Patriarca José de Deus de Lima, também entregou uma gravata roxa ao Digno Patriarca, a qual deverá ser repassada aos Patriarcas subsequentes, para uso durante as reuniões ordinárias.
A Digna Matriarca Maria Neide de Moura Targino iniciou a homenagem com a leitura do seguinte texto:
Um laço, com amor
Neste dia, quando se aproxima a data alusiva a todos os pais, queremos render a vocês, nossa homenagem.
A noção de paternidade tem se modificado, visivelmente, nos últimos tempos. Com a quebra de paradigmas, o pai não representa mais apenas a figura de um provedor, homem detentor de autoridade. Atualmente, ele é protagonista na construção da família, em todas as suas dimensões.
A transformação que garantiu à mulher uma maior participação social, assegurou também ao homem uma mudança na figura do pai, que passou a assumir, também, responsabilidades que antes eram exclusivamente da mãe. Com isso, as rotinas familiares traduzem-se, cada vez mais, em relações de afeto.
Vocês, amados irmãos, são grandes exemplos de que a relação entre pais e filhos, independentemente da época, é uma fonte de inspiração e de união.
E não vamos elencar os motivos, para não sermos redundantes, já que a palavra PAI já expressa uma grande carga de significados. Queremos parabenizar a cada um de vocês e expressar nosso carinho.
Inicialmente, gostaria de homenagear todos os pais do capítulo na figura do Digno Patriarca.
Considerando a simbologia do momento, (convido o Past Patriarca, Zé de Deus, para proceder a entrega da gravata de Digno Patriarca) procederei a entrega da gravata de Digno Patriarca do Capítulo Heroínas da Acácia. Essa gravata deverá ser usada pelo Digno Patriarca em todas as reuniões do capítulo ou em reuniões de outros capítulos e deverá ser repassada para o próximo Digno Patriarca, e assim sucessivamente.
Com esse gesto, queremos agradecer pelo zelo e carinho de cada um de vocês, meus irmãos. Essa foi a forma que encontramos para reforçar os nossos laços com as famílias e com o capítulo.